Celebridade









Broom icon.svg

As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Celebridade (desambiguação).



A Limusina é um automóvel relacionado às celebridades


Uma celebridade é uma pessoa amplamente popular e conhecida pelas pessoas. A palavra deriva-se do latim celebritas, sendo também um adjetivo para célebre, que quer dizer "famoso, celebrado".




Índice






  • 1 Histórico


  • 2 Subcelebridades


  • 3 Ver também


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





Histórico |


Como fenômeno social, a celebridade depende da comunicação social e pode ser observada já no século XV, quando a imprensa começava a se firmar. Em 1616, ano da morte de William Shakespeare, foram publicados 25 "livros noticiosos" na Inglaterra, dos quais quase 30% dedicados a figuras públicas como a rainha Isabel I[1].


No século XX, a sociedade de massas, aliada ao forte desenvolvimento da indústria cultural, potencializou a criação e o culto das celebridades, levando à profecia de Andy Warhol segundo a qual "no futuro, todos teriam 15 minutos de fama". Este fenômeno ganhou força com as mídias digitais e a internet, tanto acelerando o processo de surgimento das celebridades quanto tornando-as mais efêmeras[2].



Subcelebridades |


O termo subcelebridade é um neologismo, usado em meios de comunicação em geral[3][4] para se referir a, entre outros casos, namoradas (ou ex-namoradas) de jogadores de futebol e artistas, ex-participantes de reality shows[5], ou pessoas conhecidas por seus dotes físicos exagerados, a exemplo no Brasil das "mulheres fruta". Essas pessoas são, basicamente, "famosas por serem famosas."


Diferente de uma celebridade, uma subcelebridade não é consolidada e nem tem profissão definida. Ela normalmente alcança fama com assuntos apelativos e exposição pessoal, de visível interesse do público, mantendo-se através de paparazzos e divulgação em meios de comunicação.[6] Desde 2011, a mídia vem referindo-se a subcelebridade como "personalidade da mídia".[7][8]


Seu equivalente em inglês é "subcelebrity".[9]



Ver também |



Wikiquote

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fama



  • Sociedade do espetáculo

  • Celebridade instantânea

  • Culto às celebridades

  • Cinema

  • Televisão

  • Lista de obituários prematuros



Referências




  1. MEDEIROS, Ana Lúcia. Tipologia de celebridades: em busca do conceito, desde o século XV aos dias atuais. Revista Intercâmbio - UnB


  2. BARROSO, Paulo. A celebridade pós-moderna da solidão plural e da banalidade pública. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXV, 2013, pág. 101-118


  3. Revista TPM - vol. 7, núm. 74 - 110 páginas


  4. Clic RBS. «Tessália sai do BBB com 78%». Consultado em 20 de maio de 2010. 


  5. Folha de S. Paulo. «"Quero os menos famosos", diz diretor de "A Fazenda" (15/11/2009)». Consultado em 20 de maio de 2010. 


  6. Thalita Peres (1 de setembro de 2013). «Subcelebridades x celebridades: entenda como se cria a imagem pública de um famoso». R7 


  7. «Como se tornar uma personalidade da mídia». R7. 21 de julho de 2011 


  8. «Conheça as representantes de uma nova profissão: personalidade da mídia!». Jornal Extra. 31 de julho de 2011 


  9. The Guardian. «Celebrity is dead. Long live sub-celebrity (Em Inglês, Domingo, 3 de Janeiro de 2010)». Consultado em 23 de maio de 2010. 



Ligações externas |


  • DA MATTA, Roberto. Para que serve a celebridade?



Popular posts from this blog

横浜市

Rostock

Europa